Geralmente com a implantação de um sistema ERP em uma empresa, as vantagens são bem mais altas; porém são destacadas algumas desvantagens que não podem passar despercebidas para o usuário.
· PROCESSO LONGO E COMPLEXO:
Devido à integração de vários setores, ocorrem alguns erros na implantação do sistema ERP, assim ele deve ser implantado de forma bem estruturada, tornando-o um processo que pode durar anos para atender todas as necessidades de uma organização com mais eficácia.
· CUSTO/BENEFÍCIO:
Por se tratar de um trabalho longo os custos são bastantes altos, e por mais que o sistema seja bem desenvolvido, ele não garante que sua utilização trará bons benefícios.
· MÓDULOS DEPENDENTES:
Cada departamento fica dependente das informações do módulo anterior para dar continuidade, assim essas informações devem ser constantemente atualizadas, e como elas são em tempo real, ocasiona maior trabalho.
Dessa forma André Luís da Silva Pinheiro, afirma que,
“Muitos gestores acham que a simples implantação de um sistema ERP por si, só integra a organização, o que na prática não acontece, muitos pelo contrário, se o sistema não encontrar um ambiente adequado para seu funcionamento, pode funcionar de forma inversa ao esperado, desestruturando toda uma organização” (André Luís da Silva Pinheiro, Escola Superior de Gestão e Tecnologia - Universidade Castelo Branco - Curso de Sistemas de Informação).
Conclui-se que, para que diminua os riscos de problemas futuros, é sempre recomendado fazer um estudo rigoroso antes de iniciar a mudança de sistemas.
Sem comentários:
Enviar um comentário